domingo, 17 de fevereiro de 2008

PONTOS CHAVES PARA SE CONSEGUIR O EC!

Oi pessoal, estava dando uma olhada hoje no Orkut, em um dos tópicos da comunidade Eu vou pra Londres, e achei uma postagem interessante, estou copiando ela aqui. Se tiverem dúvidas entrem lá e leiam na integra. Abraço

"Tenho acompanhado a muito tempo esta comunidade, presenciando alegrias, tristezas, frustrações e outros sentimentos que várias pessoas passam quando se submetem ao "martírio" de tentar o EC.Meu EC foi aprovado no dia 23 de junho, após exatos 73 dias de espera desde a entrega dos documentos pessoalmente no consulado.Depois de tanto ler casos de ECs negados e aprovados, fiz uma raio X generalista que gostaria de compartilhar com vocês através de alguns pontos indispensáveis para os que almejam conseguir o EC.1º - Porque meu EC foi negado ?Na maioria das vezes as solicitações são negadas com os seguintes argumentos: Ser solteiro, desempregado, pouca idade, baixa renda, falta de justificativa para estudar fora do Brasil..etc..etc..etc..Bem, partindo do principio que a maioria das leis de imigração nos paises de 1º mundo é ter nós (os subdesenvolvidos) como grande potencial de imigração ilegal, atrás de realizações financeiras e afins.Então cabe a nós provar a eles que temos a intenção de retornar ao Brasil (mesmo q esse não seja seu desejo).E não existe melhor maneira de provar a sua intenção de retornar ao Brasil apresentando documentos que comprove renda compatível com a realidade de seu patrocinador e que sua ida a Londres não vá comprometer financeiramente o seu patrocinador que ficará no Brasil.Carta, extrato bancário e de ações, escrituras de imóveis, investimentos e o mais importante, o porque dele ser seu patrocinador... qual é seu vinculo ...posso citar alguns exemplos (pai, tio, irmão, chefe de trabalho interessado no seu aprendizado no idioma pois trará retorno financeiro a empresa..etc...)Vejam bem.... essa parte do processo é uma das mais importantes !2º - O que pode provar meu vinculo com o Brasil ?Várias argumentos podem provar seu vinculo com o Brasil, desde que documentados. Por exemplo, estudo Gestão Ambiental no Brasil e em cima disso montei meu processo.
Coloquei:- Declaração de matriculado- Carta do Coordenador do Curso dizendo que o Inglês é indispensável para a profissão- Carta da minha empresa informando o tempo que estou trabalhando nela (5anos)- Carta da TRANSPETRO onde eu era prestador de Serviço informando sobre a necessidade do Inglês para o desempenho da função- Carta de Uma ONG Ambiental onde me cadastrei como conselheiro, dizendo que participaria de congressos, seminários etc... e que o Inglês era indispensável- E tbm uma carta pessoal, dizendo sobre mim e o que queria para o meu futuro no Brasil e onde Londres se encaixava nisso.O mais importante é manter sempre uma linha... coerente... não minta e nem seja uma pessoa que gosta de dar uma de "João sem Braço" ... pq assim, alem de ficar sem braço, vai ficar sem o EC tbm !Então... junte o Maximo possível de declarações, provas físicas, tudo que possa provar vinculo com Brasil... tudo mesmo... trabalho comunitário, ONG... Curso, Faculdade.... etc..Algumas pessoas cometem erros capitais e vou citar alguns exemplos..."Estudo enfermagem no Brasil e vou para Londres estudar Inglês pq é importante para minha profissão"Pelo amor de Deus, até eu se fosse o Cônsul negaria uma justificativa dessas ... Onde o inglês é indispensável para um enfermeiro ?Pensem comigo, não seria mais coerente dizer...."Faço enfermagem no Brasil e o inglês se tornou indispensável a partir do momento que me inscrevi para um curso de pós-graduação para o próximo ano na Irlanda, Inglaterra, EUA... no raio que o parta..... e que o inglês é obrigatório tê-lo fluente..."Não seria mais coerente ?... claro que sim !Algumas pessoas conseguem com algumas desculpas ridículas ? .. sim.. cada caso é um caso.. isso depende da forma q o cônsul olhará o processo... mas q as chances do EC ser negado é grande... isso é... e não são poucos os casos q já vi por aqui
3º - Ronan, eu não tenho uma grande Renda, como faço então ?Boa pergunta, isso é o que mais acontece por aqui... pessoas de baixa renda como eu, mas que tem sonhos.Vou lhe dizer primeiramente uma frase que um amigo me disse:"O maior sonho de Deus é ti fazer feliz, e Deus ti faz feliz quando realiza seus sonhos..."No meu processo anexei como comprovação de Renda, alguns contra-cheques do meu tio e apenas 1 extrato bancário com apenas R$ 10.000 na conta-corrente... conta essa de movimentação...E isso não impediu meu EC de vir aprovado !Meu processo foi desde sua fundação muito coerente, claro e direto!Preciso do inglês porque sou um Gestor e Conselheiro de ONG Ambiental, participarei de palestras, seminários, congressos e por esse fato retornarei ao Brasil...Em Londres não tem nada que me faça ficar por lá para exerce a minha profissão... fiz questão de deixar isso claro para eles...Mostrei forte vínculos através de cursos que já participeie que se eu voltar serei uma pessoa bem sucedida....Então.. não pense pq vc tem baixa renda não é possível conseguir o EC...Um amigo apresentou 50 mil e o EC foi negado... alegaram falta de recursos financeiros...Eu apresentei 10 mil e tive o EC.
4º - Tenho visto negado para outro país .. isso influencia ?Sim... influencia ate um certo ponto e por isso no formulário é super importante falar a verdade caso vc tenha algum visto negado.Eu tenho 2 vistos negados para os EUA, e falei sobre isso no formulário. Onde pergunta o motivo, fui curto e direto... "Era muito jovem para viajar sozinho para América" e pronto... eu tinha 17 anos na época e ia viajar sozinho... me negaram e pronto.Importante falar sobre isso na carta pessoal.... é nessa carta que vc esclarecerá algumas coisas que no formulário não tem espaço disponível...(não é para escrever abobrinha...e sim algo relevante)No fim do ano passado, viajei para alguns paises sul-americanos.. pois queria "desvirginar" meu passaporte... mas não creio q isso seja importante..Li um caso de que o consulado ligou para um rapaz e fez várias perguntas e pediu respostas claras... jÁ pensou se vc mentir no formulário.. e fazem isso com vc.. deixou em contradição... é rocha... se liga galera..mentira tem perna curta...Verdade sempre !
5º - Vou enviar o formulário e seja o que Deus quiser!Escutei isso de uma pessoa a alguns dias atrás, pois na cabeça dela se fosse da vontade de Deus que o EC fosse aprovado, seria e pronto!Infelizmente não é bem por ai.. Deus faz sim... mas quando fazemos por onde... Deus não pode ficar interferindo desta maneira em nossas vidas.. somos seres com livre arbítrio e por isso colhemos por nossas decisões..algumas vezes flores.. e outras espinhos..Deus completa o que nós como seres humanos não conseguimos fazer...Se você preencher o formulário e enviar sem comprovações coerentes..me desculpa.. mas pode começar a chorar.. seu EC será NEGADO... a não ser que vc tenha fé do tamanho de um grão de mostarda.. e que consegue mover montanhas...Nao estou dizendo que a fé em Deus não é tudo... sim ela é a base do sucesso... mas vamos fazer nossa parte para depois cobrar a parte de Deus... e depois de tudo vier negado... acredite, foi o melhor a acontecer pois foi feita a vontade de Deus !
Completando....Não quero aqui desestimular você a tentar o EC... mas pelo contrario, quero muito poder tomar o chá das 5 com vc lá em Londres!Faça tudo com calma.. junte o MAXIMO de documentos possíveis, não seja irresponsável, não sai de seu trabalho antes, não tranque faculdade, enfim... siga um vida normal ate ter o EC nas mãos..Peço a outras pessoa que ajudem dando outras dicas para a galera que vai começar essa SAGA pela qual já passamos...insônias.. sonhos.. planos... etc..Vamos nos fazer úteis para o nosso próximo..Boa sorte a Todos"

Nenhum comentário: